sexta-feira, 6 de novembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 06-11-2009



SÓ ESTE ANO NO BRASIL 80 MIL NOTAS FALSAS DE REAL FORAM APREENDIDAS PELA POLÍCIA FEDERAL. E QUANDO SE TRATA DO ESTADO DO PARÁ, QUE OCUPA A OITAVA POSIÇÃO DO RANKING EM NÚMERO DE APREENSÕES, O ROMBO NOS 9 PRIMEIROS MESES DESSE ANO FOI DE 2.929 NOTAS FALSAS, A MAIOR PARTE DELAS FOI NA REPRODUÇÃO DA NOTA DE 10 REAIS, RESULTANDO UM PREJUÍZO DE 91 MIL REAIS.
MAS O BANCO CENTRAL JÁ INTENSIFICOU AS FISCALIZAÇÕES E TAMBÉM JÁ DEU INÍCIO A UMA CAMPANHA EDUCATIVA PARA PREVENIR E COMBATER A FALSIFICAÇÃO DE DINHEIRO.
E VOCÊ PODE ACESSAR O SITE WWW.DINHEIRODEVERDADE.BCB.GOV.BR E CONHECER OS ELEMENTOS DE SEGURANÇA, OU ENTÃO IR ATÉ O BANCO CENTRAL E SOLICITAR O MATERIAL EDUCATIVO.


PARA REDUZIR O NÚMERO DE ACIDENTES COM IDOSOS, A SESMA, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, PROMOVEU UMA OFICINA COM AÇÕES DE PREVENÇÃO.
A META É CONTRIBUIR PARA UM MENOR ÍNDICE DE ACIDENTES QUE LEVAM A FRATURAS.


A PARTIR DE SÁBADO, DIA 7, A RUA DIOGO MOIA TERÁ SENTIDO ÚNICO.
DE ACORDO COM ONOFRE VELOSO, DIRETOR DE PROJETOS DA CTBEL, A RUA DIOGO MOIA SERÁ INTERLIGADA A RUA ARISTIDES LOGO POR MEIO DE UMA PONTE EM CIMA DO CANAL DA DOCA.
A RUA AGORA, PASSA A TER SENTIDO ÚNICO NA AVENIDA DOCA DE SOUZA FRANCO, ASSIM COMO NO SENTIDO DIOGO MOIA A PARTIR DA GENERALÍSSIMO DEODORO.
OUTRA ALTERAÇÃO SERÁ FEITA NA RUA Ó DE ALMEIDA, QUE TAMBÉM GANHARÁ SENTIDO ÚNICO DA DOCA PARA A QUINTINO BACAIÚVA.
EM RELAÇÃO AO TRANSPORTE COLETIVO, NENHUMA ALTERAÇÃO SERÁ FEITA ATÉ AGORA, AS PARADAS DE ÔNIBUS CONTINUAM AS MESMAS.



E A 13º FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO JÁ ESTÁ ABERTA.
ESSE ANO O PAÍS HOMENAGEADO SERÁ A FRANÇA.
O EVENTO VAI ATÉ O DIA 15 E ACONTECE NO HANGAR.
OS HORÁRIOS VÃO DE 10 DA MANHÃ AS 22 HORAS.
A ENTRADA É FRANCA.
PARA MAIS INFORMAÇÕES: WWW.FEIRADOLIVRO.PA.GOV.BR

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 05-11-2009




.BANCOS SERÃO INTERDITADOS CASO DESCUMPRAM LEI DAS FILAS

Algumas agências bancárias continuam descumprindo a lei que determina um tempo mínimo de espera nas filas.
Os serviços como pagamento de contas, recebimento de salário e solicitação de cartão, que são efetuados na boca do caixa devem ser feitos em até 25 minutos.
O secretário municipal de economia, João Amaral, afirmou que este ano pelo menos 3 agências já foram autuadas por 3 vezes. Apartir da quarta petição a agência pode ser interditada. Segundo o sindicato dos bancários o grande problema da demora é a falta de funcionários.
Atualmente os bancos do estado tem cerca de 7 mil empregados, o ideal seria 10 mil.

.FALTA DE SINALIZAÇÃO CAUSA ACIDENTE NA 25

Hoje as 7 horas da manhã um fiat uno e um palio se chocaram na avenidade 25 de setembro com a vileta. Segundo Ronildo Lima, que dirigia o palio, a causa do acidente foi a falta de sinalização.
Luis Carlos, motorista do fiat, mora recentemente aqui em Belém. Ele não quis dar entrevista mas afirmou ficar confuso em relação a preferência. O acidente não registrou nenhuma vítima fatal.

.PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA GERA POLÊMICA NA CÂMARA MUNICIPAL

Privatização do serviço de abastecimento de água, bom ou ruim? uma reunião na Câmara municipal de Belém gerou uma grande discussão entre vereadores, servidores da consanpa e a população.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 04-10-2009



.JUSTIÇA LIBERA 215 VEÍCULOS IRREGULARES

EM JANEIRO DESTE ANO 256 VEÍCULOS USADOS NO TRANSPORTE CLANDESTINO FORAM APREENDIDOS PELA CTBEL, MAS ONTEM A JUSTIÇA LIBEROU 215, QUE PODEM TER VOLTADO A CIRCULAR DE FORMA ILEGAL.
E POR CONTA DISSO O MOVIMENTO POPULAR UNIFICADO DE BELÉM VAI MOBILIZAR OS USUÁRIOS DOS ÔNIBUS URBANOS, A IDÉIA É FAZER COM QUE O PODER PÚBLICO CUMPRA O QUE DETERMINA A LEGISLAÇÃO - QUE DIZ QUE O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM VANS, KOMBIS E OUTROS É IRREGULAR.
SEGUNDO O PRESIDENTE DO MOVIMENTO,VLADIMIR GOMES, ESSES TRANSPORTES CLANDESTINOS NÃO CUMPREM HORÁRIO E NEM TARIFA UNIFICADA, ALÉM DE NÃO OFERECEREM GARANTIA NO CASO DE ACIDENTES.
MAS A CTBEL AFIRMA QUE CUMPRE O QUE A LEI DETERMINA. E QUE A FISCALIZAÇÃO SÓ NÃO É MAIS RIGOROSA PORQUE FALTA APOIO DA POLÍCIA MILITAR.


.PESQUISA ATESTA EFICIÊNCIA DOS ÓLEOS DE COPAÍBA E ANDIROBA

QUEM NÃO CONHECE O FAMOSO ÓLEO DE COPAÍBA E O DE ANDIROBA?
ELES FUNCIONAM COMO AGENTES ANTI-INFLAMATÓRIOS
FOI PENSANDO NESSE RESULTADO QUE OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ REALIZARAM UMA PESQUISA COM OS ÓLEOS TÍPICOS DA NOSSA REGIÃO.
A PESQUISA QUE VAI ATÉ 2010 MOSTRA BONS RESUILTADOS.


.RECLAMAÇÕES CONTRA CALL CENTERS AUMENTAM NO PARÁ

DIA 1º DE DEZEMBRO VAI FAZER UM ANO QUE A NOVA LEI DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO À CLIENTES FUNCIONA.
MESMO COM 11 MESES VIGORANDO, AS RECLAMAÇÕES CONTRA OS CALL CENTERS JÁ CHEGA A 129 QUANDO SE TRATA DE EMPRESAS DE TELEFONIA.
SEGUNDO O PROCON, OUTRA EMPRESA QUE VEM SOFRENDO GRANDES RECLAMAÇÕES É A CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DO PARÁ. 49 REGISTROS JÁ FORAM FEITOS.
MARTA MENEZES, DIRETORA DO PROCON, AFIRMOU QUE A FISCALIZAÇÃO ESTÁ BEM MAIS INTENSA.
AS EMPRESAS QUE NÃO CUMPRIREM AS NOVAS REGRAS PODEM PAGAR MULTAS DE ATÉ 3 MILHÕES DE REAIS.
CONFIRA NO NOSSO BLOG O QUE MUDOU COM A NOVA LEI.








REGRAS DE CALL CENTERS

Entre as mudanças, as empresas terão que atender pedidos de cancelamento de serviços no primeiro contato, manter os serviços de call center funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, e ainda serão obrigadas a responder reclamações dos clientes em no máximo de cinco dias.

O decreto presidencial, publicado no Diário Oficial da União de 1º de agosto, determinou que as empresas dos setores regulados ( telefonia, aviação civil, energia elétrica, abastecimento de água, planos de saúde, transportes terrestre, operadoras de TV a cabo e acesso a internet) se adaptassem às regras.

Confira a seguir as principais mudanças nas regras para os call centers, destacadas pela fundação de proteção ao consumidor Pro Teste:
• Cancelamento
O pedido de cancelamento terá que ser atendido imediatamente a partir do contato telefônico
• Atendimento 24x7
Para serviços ininterruptos, como TV por assinatura e telefone, call centers terão de ficar disponíveis 24 horas, sete dias por semana
• Transferências
A ligação telefônica só poderá ser transferida uma vez para outro atendente
• Menu direto
As primeiras opções do menu, ao telefone, deverão ser " falar com o atendente" ou "cancelamento do contrato"
• Ligação gratuita
Atendimentos por telefone serão gratuitos para receber pedidos de informação, de cancelamento de contrato ou reclamações
• Número único
Empresas terão de ter um único número telefônico para atendimentos referente ao mesmo pacote de serviços
• Prazo para respostas
Respostas às reclamações não poderão exceder prazo de cinco dias úteis. Pedidos de informação devem ser respondidos imediatamente
• Histórico do problema
O consumidor também terá direito de solicitar um histórico do seu pedido para acompanhar a solução do problema

FONTE:OFICINADANET.COM.BR

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 03-11-2009



.UM CARRO PARA CADA 5 HABITANTES

Uma pesquisa feita com dados do Denatran (departamento nacional de trânsito) mostrou que Belém tem pouco mais de cinco moradores para cada carro. A proporção foi definida a partir da população registrada na capital paraense este ano e da frota de veículos contabilizada no mesmo período. A situação de Belém foi classificada como regular. Segundo a pesquisadora da Universidade Federal do Pará, Maísa Sales, isso foi consequencia do acesso facilitado ao crédito,e ao aumento no número de emprego, o que levou as pessoas a comprarem mais carros. Ainda segundo a pesquisadora, Belém possui um trânsito caótico, pois há um crescimento desproporcional entre o número de veículos e a falta de investimentos na estrutura viária da cidade.

.SANTA CASA CAPACITA COMUNIDADE

A Santa Casa está realizando desde o início de setembro um projeto de capacitação de profissionais do interior do estado. A primeira etapa foi nos municípios de Breves e Soure. Esta semana inicia a segunda etapa,e desta vez são os profissionais do interior que vem à Santa Casa.


.POLÊMICA NA PRIVATIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ÁGUA

Inicia hoje, no plenário da câmara municipal de Belém, a votação da mensagem 07/2009 do prefeito Duciomar Costa, que propõe a municipalização total do serviço de abastecimento de água e esgoto da capital paraense. O projeto, que já provocou muitas discussões, tem grandes chances de ser aprovado, se considerada a falta de coesão das bancadas do PMDB, do PP e PSB. As bancadas do PT e do DEM já sinalizaram voto contrário. O vereador Otávio Pinheiro, disse que seu partido não mudará de posição nem a pedido do presidente Lula.
Uma das preocupaçoes em relação à privatização é o argumento dos que são contra o projeto e o impacto que isso significaria para as populações carentes.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 02-11-2009



.DATA DEDICADA AO TRABALHO ESCRAVO

28 de janeiro, essa será a data dedicada ao combate ao trabalho escravo no Brasil.
O projeto foi sancionado pelo vice- presidente da república, José Alencar.
A semana nacional de combate ao trabalho escravo também vai acontecer no mesmo período.
O Pará está entre os estados com maior índice de trabalho escravo, só esse ano foram feitas 19 denúncias. Apesar do avanço do governo nos últimos anos, a mão de obra escrava continua sendo usada para desmatar a Amazônia, preparar a terra para a criação do gado e em atividades ligadas a agricultura em áreas rurais.
Nos últimos 15 anos, o Ministério do Trabalho e Emprego já resgatou mais de 34 mil pessoas em condições de trabalho degradante. Do total, cerca de 12 mil foram no Pará.


.ATENDIMENTO DENTÁRIO 24 HORAS

Dor de dente, quem nunca sentiu?
Na verdade, todo mundo algum dia já passou por esse incômodo.
Mas, muitos ainda não sabem onde procurar ajuda gratuita nesse momento.
A prefeitura municipal de Belém criou desde agosto do ano passado, o Cemo – centro de especialidades médico-odontológicas. O atendimento é 24 horas por dia.


.CRESCIMENTO NO EMPREGO FORMAL

O Pará apresentou pelo 3º mês consecutivo crescimento no setor de emprego formal.
1,3 mil postos de trabalho foram criados em setembro na indústria de transformação.
A pesquisa, feita pelo Dieese mostra que toda a região Norte apresentou aumento na geração de empregos neste mês de setembro.
Roraima está em primeiro lugar com um crescimento de 2,58%.
Amazonas vem logo em seguida com 2,0%,
E o Pará aparece em terceiro lugar com um aumento de 1,52 %. Foram realizadas aqui no estado 4.314 contratações contra 2.972 desligamentos, gerando um saldo positivo de 1.342 postos de trabalho.