sexta-feira, 21 de agosto de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 21-08-2009



.MARINA SILVA VISITA BELÉM

A senadora Marina Silva, possível candidata à presidência da República, esteve em Belém. Ela participou de um debate do projeto “jornalismo ambiental: desafios da cobertura na Amazônia”, que lotou o teatro Maria Sylvia Nunes.

.SEDUC OFERTA CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM

Para você que está terminando o ensino médio e estuda numa escola estadual, a seduc está ofertando um curso preparatório com 4.200 vagas para aqueles alunos que vão fazer as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, ou participar dos processos seletivos do IES – Instituições de Ensino Superior.
A primeira aula acontece nesse domingo, de 8 ao meio dia, no Hangar. As inscrições podem ser feitas pelo site www.seduc.pa.gov.br

.EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA

A educação como principal instrumento para a cidadania. É por meio dessa prática que o Instituto Abraço vem transformando vidas de crianças em situações de risco em Belém.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ



.REMANEJAMENTO DE AMBULANTES É ADIADO

Foi adiado para o final de setembro o remanejamento dos camelôs da avenida Presidente Vargas em Belém. Eles serão transferidos para o largo da palmeira.
O primeiro prazo do Ministério Público para a transferência dos 400 ambulantes termina nesse domingo, mas a obra do novo espaço ainda não foi concluída.Outro lugar que também será destinado aos camelôs é o empório dos importados, na rua Ó de Almeida, que tem capacidade para receber em média 350 trabalhadores informais, mas essa obra só está pronta no segundo semestre deste ano.

.AÇAI FAZ BEM PARA O CORAÇÃO

O açai é umas das mais importantes referências da cultura paraense.
Para você que toma açai com frequência, aí vai uma boa notícia:
essa fruta faz bem para a saúde e previne contra a principal causa de morte no mundo ocidental: a arteriosclerose.

.JUSTIÇA MANTÉM DEMISSÕES DOS TEMPORÁRIOS

A justiça mantém as demissões dos temporários que trabalham em cargos públicos no estado. A decisão também prevê a nomeação dos concursados até o dia 29 de setembro. Os deputados estaduais entraram na briga a favor dos concursados e enviaram um requerimento à governadora solicitando a imediata nomeação dos aprovados em concursos para as vagas definidas em edital.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 19-08-2009



.CIGARRO PROIBIDO EM AMBIENTES FECHADOS

A lei que proíbe o uso de cigarros em lugares fechados, como bares e lanchonetes foi aprovada na câmara municipal de Belém. A lei já funciona em São Paulo e no Rio de Janeiro. Aqui em Belém a lei ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Duciomar Costa, após isso terá 90 dias para entrar em vigor, depois da publicação no Diário Oficial do município. Quem fumar em lugares fechados terá que pagar multa.

.SESSÃO NA CÂMARA TERMINA EM TUMULTO

A sessão na câmara municipal que tratava da privatização do serviço de abastecimento de água e esgoto da capital paraense terminou em tumulto na tarde de ontem. O que deveria ser uma discussão decente a respeito de um assunto que trará grandes mudanças para a população, terminou em agressão física. (vídeo)

.PORTAL DO TRABALHADOR TEM AULA INAUGURAL

Endereço: Tv. Piedade, nº 708, esquina com a Av. José Malcher.
Mais informações no número: 3212.0181 ou 3212.0146.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 18-08-2009



.SAIBA COMO TRABALHAR NA ONU

Se você tem interesse de trabalhar na ONU – Organizações das Nações Unidas aproveite a oportunidade.
Primeiro – você tem que ter flexibilidade para viajar para qualquer canto do mundo a qualquer momento
Segundo – Para ser funcionário da ONU, não precisa falar um inglês fluente ou possuir curso superior.
Mas lembre que você vai disputar com cidadãos de 192 países integrantes da instituição.
Terceiro – A ONU aceita motoristas, secretrárias, economistas, jornalistas, entre outros.
Para saber quais outras vagas estão disponíveis, procure no site: www.onu-brasil.org.br
Lembrando que para todas as vagas disponíveis, em nenhuma a ONU cobra inscrição ou qualquer outro tipo de taxa. Hoje, dos cerca de 70 mil funcionários da ONU, aproximadamente 560 são brasileiros.


.SESPA REALIZA CAMPANHA CONTRA GRIPE SUÍNA

Para prevenir os alunos da rede pública estadual contra a gripe suína, a Sespa realiza em Belém uma campanha em combate ao vírus H1N1.
Palestras, folders e vídeos fazem parte das atividades promovidas pelos técnicos da secretaria de Saúde.E a primeira morte por gripe suína no Pará foi confirmada ontem, Uma enfermeira de 42 anos, que teria tido contato com algum paciente contaminado.
O número de casos confirmados no estado já chega a 86.

.PARÁ REGISTRA 25 MIL DENÚNCIAS DE PEDOFILIA

De janeiro até agosto deste ano o Pará já registrou 25 mil denúncias de abusos sexuais contra crianças e adolescentes,foi o que afirmou José Luiz Azcona na abertura da reunião da comissão de justiça e paz da CNBB.
O principal ponto de discussão entre as autoridades foi o grau de impunidade registrado no estado - de 50 casos denunciados, apenas quatro foram formalizados.
Casos como o da menina de Abaetetuba foram lembrados: em novembro de 2007 ela ficou numa cela com mais de 20 homens. Todas as denúncias discutidas serão transformadas em um relatório para serem tomadas medidas de combate à exploração de menores.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ




.BELÉM É A DÉCIMA CAPITAL MAIS POPULOSA DO BRASIL

Segundo o Ibge o Brasil já tem 191 milhões e 500 mil habitantes. Ano passado esse número era de 189 milhões. A novidade é que esse ano Belém está no ranking das dez cidades mais populosas do país, alcançando o décimo lugar.
Segundo a pesquisa, a capital paraense chegou esse ano a 1 milhão 437 mil e 600 habitantes na frente de Porto Alegre. São Paulo continua sendo a cidade mais populosa, com 11 milhões de habitantes.

.IDOSOS E DOENTES GRAVES TEM PRIORIDADE NA JUSTIÇA

No dia 29 de julho deste ano, entrou em vigor a lei 12.008, ela garante prioridade em ações na justiça dos idosos e portadores de doenças graves. (VÍDEO)

.ESCOLA DE ADORADORES ENSINA MÚSICA CRISTÃ

Uma escola diferente. Ela é um centro de formação para ministros de louvor e abriga histórias de pessoas apaixonadas pela música.(VÍDEO)

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 14-08-2009




.CONGESTIONAMENTO NA ALMIRANTE BARROSO

Belém viveu uma manhã de caos no trânsito. A avenida Almirante Barroso está congestionada depois que uma carreta atingiu a passarela localizada em frente a escola estadual Visconde Souza Franco.


.MST REIVINDICA MELHORIAS NOS ASSENTAMENTOS

Integrantes do movimento sem terra protestaram em Belém. Eles reivindicam melhorias nas áreas dos assentamentos nas regiões Sul e Sudeste do estado.

.DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Hoje e amanhã acontece aqui em Belém a oitava conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente. O evento está sendo realizado no auditório Dom Alberto Ramos da Universidade da Amazônia.