sexta-feira, 25 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 25-09-2009


.PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA: BENEFÍCIO OU PREJUÍZO PARA A POPULAÇÃO?

A água é um tesouto natural e um bem cobiçado entre as nações. A amazônia concentra a maior parte da água doce do mundo mas seus moradores nem sempre tem o líquido em casa. O abastecimento é de responsabilidade do governo mas um projeto propõe a privatização do serviço em Belém. O assunto gera polêmica. No programa especial de hoje você vai ver o que a população acha da privatização. A reportagem é de Thalles Puget. (VÍDEO)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 24-09-2009




.EM 9 ANOS, AMAZÔNIA JÁ PERDEU ÁREA EQUIVALENTE A METADE DO RIO DE JANEIRO

Terras da Amazônia que deveriam estar protegidas, tiveram 22,5 mil quilômetros quadrados desmatados, isso de 2000 a 2008. A área pode ser comparada a metade do estado do Rio de Janeiro.
O levantamento foi feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia- IMAZON, que levou em conta as leituras de imagens de satélites feitas pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais no período de 2000 a 2008.
Essas imagens mostram a devastação ocorrida em 20 anos na floresta nacional do Bom Futuro, em Rondônia. Essa reserva é uma das mais devastadas da Amazônia.
Segundo o Imazon, entre os 1998 e 2008 houve pelo menos 1.286 autos de infração registrados pelo Ibama, a maioria dos casos é de queimada, desmatamento ou exploração ilegal de madeira.


.“ANJOS DA GUARDA” AJUDAM MAIS DE 400 CRIANÇAS CARENTES

Através do voluntariado, guardas municipais de Belém ajudam crianças de baixa renda a desenvolver a cidadania. É o projeto Anjos da Guarda, que já atendeu 400 crianças.



.BANCÁRIOS ENTRAM EM GREVE

A partir de hoje os bancários cruzam os braços. A paralização é por tempo indeterminado e deve atingir as 322 agências bancárias do Pará.
Os postos de atendimento também deixam de funcionar. Os trabalhadores querem 10% de aumento, além de novas contratações e mais segurança no ambiente de trabalho. Em menos de um ano, esta já é a segunda vez que a categoria entra em greve.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 23-09-2009



.PROTESTO DOS FUNCIONÁRIOS DO OFIR LOYOLA CHEGA AO FIM

Você assistiu ontem aqui a greve dos funcionários do Ofir Loyola. Eles estavam insatisfeitos com o processo de demissão anunciada há algum tempo. Mas, ainda ontem, uma reunião entre a comissão dos grevistas e o diretor do hospital, Paulo Soares, deu fim a paralisação.
Foi determinado que até o final do ano ninguém será demitido. Mesmo assim, os temporários e seletistas prometem fazer algumas manifestações, inclusive em praça pública.


.CORREIOS CONTINUAM PARALISADOS

E agora, a greve dos correios. Está marcada para amanhã uma audiência entre representantes do sindicato e a direção da empresa. Essa será a segunda tentativa de negociação desde que a greve começou, há uma semana.
Em belém, em média 80% dos trabalhadores aderiram a paralisação, o que atrasa o recebimento de cerca de 800 correspondências diárias.
Os funcionários reivindicam reajuste salarial de 41,03%, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, aumento do quadro funcional e aumento de 300 reais no piso da categoria.

.LEI ANTI-FUMO GERA POLÊMICA

O projeto de lei que proibe fumar em bares, lanchonetes, ônibus e ambientes públicos fechados já foi sansionado pelo prefeito Duciomar Costa, e entra em vigor em menos de três meses, tempo suficiente para os estabelecimentos cumprirem a determinação.
Quem descumprir a lei pode pagar multas que vão de 3 a 30 mil reais, além do proprietário do local ter seu estabelecimento fechado. Mas, esse assunto gera polêmica. nossa equipe foi as ruas para ouvir a opinião das pessoas.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 22-09-2009


.II SEMANA DE TURISMO EM BELÉM

Com inusitadas paisagens e uma cultura única, Belém tem fortes atrativos turísticos. A segunda semana de turismo realizada no Solar da Beira valoriza todo esse potencial.


.DIREITOS DO CONSUMIDOR

Umas das coisas que mais trazem dor de cabeça para o consumidor é o atendimento feito pelos call centers. As reclamações são tantas que ano passado, o governo criou várias regras para garantir a melhoria desse trabalho.
As novas normas abrangem call centers de empresas dos seguintes setores: bancos, telefonia, televisão por assinatura, planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus e energia elétrica.

.TEMPORÁRIOS DO OFIR LOYOLA FAZEM PROTESTO

Obrigados por lei a deixar os cargos, trabalhadores temporários do Hospital Ofir Loyola realizaram um protesto. A manifestação também reivindicou melhorias no atendimento.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 21-09-2009



.LEI ANTI-FUMO ENTRA EM VIGOR HOJE

Depois de ter se espalhado por várias capitais brasileiras, a lei anti-fumo chegou em Belém, e chegou para ficar. Hoje, no Diário Oficial será publicado o decreto. Agora, os estabelecimentos terão 90 dias para se adequar. A lei anti-fumo aqui de Belém será mais rigorosa que a de São Paulo. Segundo o vereador Carlos Augusto, autor do projeto, a lei determina que em qualquer lugar que haja aglomeração, nenhum tipo de derivado de tabaco poderá ser aceso. Sendo que, mais de 2 pessoas já é considerado aglomeração.
Segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer – Inca, o Sus e a Previdência Social gastam anualmente cerca de 37 milhões com doenças causadas pelo tabagismo. Quem descumprir a lei pode pagar multas que vão de 3 a 30 mil reais, além do proprietário do local ter seu estabelecimento fechado. Confira no nosso blog os locais em que é proibido fumar:
-Ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte e de entretenimento;
-Áreas comuns de condomínios;
-Casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes e praças de alimentação;
-Auditórios, salas de música, de palestras, convenções, congressos e conferências;
-Hotéis e pousadas;
-Bancos e similares;
-Lojas comerciais, magazines e shopping centers;
-Supermercados, mercearias, lojas de conveniência, açougues, padarias, farmácias e drogarias;
-Repartições públicas e instituições de saúde;
-Escolas, museus, bibliotecas, espaços de exposições, parques zoobotânicos, galerias de arte, ginásios públicos e banheiros públicos e privados;
-Barbearias e salões de embelezamento e estética;
-Veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis;
-Embarcações aquáticas de qualquer natureza.


.PRÓ-PAZ ATENDE MAIS MENINAS

Com a finalidade de promover um atendimento de qualidade as vítimas de violência sexual, o Pró-paz funciona na santa casa desde 2004 e já registrou 4.447 casos. Só este ano já foram 918 denúncias. Um serviço que tem como resultado a parceria de várias entidades.

.ÔNIBUS NOVOS NA CIDADE

Para quem sempre reclama da situação dos ônibus de Belém, agora pode ver isso mudar. 200 ônibus novos foram entregues a população durante a abertura da semana nacional de trânsito. Os novos veículos são totalmente adaptados para deficientes físicos.
Hoje, na região metropolitana de Belém circulam 1.676 ônibus.