sexta-feira, 4 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 04-09-2009



.SEJEL VAI ENTREGAR ACADEMIA AO AR LIVRE

Você gosta de fazer exercícios ao ar livre?
Daqui a 20 dias a secretaria de esporte e lazer vai entregar a primeira academia ao ar livre de Belém. O espaço vai funcionar na rua 25 de setembro, entre Perebebuí e Lomas Valentinas, e funcionará 24 horas por dia.
Um professor de educação física vai acompanhar todas as atividades.

.SISMUBE DESENVOLVE PRÁTICA DA LEITURA

Muitos profissionais afirmam que uma das coisas que o brasileiro precisa ter é o hábito da leitura. E se depender da secretaria municipal de educação de Belém, essa nova geração paraense estará mais qualificada. É o projeto do sismube desenvolvendo novas práticas nas escolas municipais.


.CONFIRA O QUE ABRE E FECHA NO FERIADO
Você vai ficar em Belém nesse feriado prolongado?então fique atento para os principais serviços:
Os bancos fecham as portas.
Os dois pronto-socorros e as 14 unidades de urgência e emergência da capital e dos distritos vizinhos funcionam 24 horas durante os 3 dias do feriado prolongado.
O comércio funciona normalmente durante o sábado, mas fecha no domingo e segunda.
As lojas do shopping abrem sábado e domingo, mas dia 07, somente a praça de alimentação e o cinema continuam abertos de 12 as 22 horas.
Os supermercados estarão abertos durante o final de semana.
E para o lazer, a Estação das Docas abre no sábado e domingo e na segunda a partir das 9 horas.
O parque Mangal das Garças funciona no final de semana mas fecha na segunda.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 03-09-2009




.TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM GREVE

Policiais e manifestantes se confrontam no centro da cidade de Belém. Na manhã de ontem uma caminhada de trabalhadores da construção civil para foratalecer o movimento grevista terminou em confusão. policiais saíram feridos. Eles reivindicam reajuste salarial para todas as faixas, mais segurança nos canteiros de obras e redução do desconto de vale transporte . Os trabalhadores prometem hoje mais um dia de protesto.


.ESPAÇOS DE LAZER NA CAPITAL DO PARÁ

Ontem você viu aqui no notícia minuto Pará, o mau estado de conservação de algumas praças de Belém. Hoje você vai ver o quanto custo manter esses espaços de lazer. E também o exemplo de praças conservadas.


.IAP ABRE CURSO DE ASSISTENTE DE CÂMERA

O instituto de artes do pará (Iap) e o núcleo de produção digital abrem as inscrições para o curso de assistente de câmera. O curso será realizado entre os dias 14 e 19 de setembro, no próprio Iap. As inscrições são de graça e podem ser feitas até o dia 09. Mais informações pelo número 4006-2947.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ -02-09-2009



.SEGUNDA MORTE POR GRIPE SUÍNA NO ESTADO DO PARÁ


Mais uma morte por gripe suína foi confirmada no Pará, desta vez uma estudante de 19 anos. Carla Silva deu entrada no hospital Divina Providência, no município de Marituba, em trabalho de parto, mas morreu na última segunda-feira, dia 31. A criança passa bem.
É importante saber que o número de casos confirmados pela gripe h1n1, divulgados pela secretaria de estado de saúde, não corresponde a realidade, segundo o Instituto Evandro Chagas. Muitas pessoas já contrairam a doença, ficaram curadas e nem fizeram o exame. Os únicos casos recebidos pelo instituto são aqueles mais graves.

.PRAÇAS PRECISAM DE MELHORIAS

Conhecidas pela beleza, as praças de Belém são pontos turísticos da cidade. Mas muitas estão com problemas de manutenção. Lixeiras quebradas impedem que a população participe e colete o lixo de forma adequada.

.PROJOVEM URBANO ABRE INSCRIÇÃO

As inscrições para o Projovem urbano estão abertas, e vão até o dia 30 de setembro.Jovens com idade de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental mas que sabem ler e escrever, podem participar do programa.
O Projovem ainda vai disponibilizar uma bolsa no valor de 100 reais. As aulas estão previstas para começar dia 03 de outubro de 2009.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ-01-09-2009

.INSCRIÇÕES PARA PROSEL E PRISE COMEÇAM HOJE

Já estão abertas as inscrições para o Prosel-processo seletivo e também para o Prise - processo de ingresso seriado. Este ano estão sendo ofertadas 2.536 vagas, metade para o Prosel e metade para o Prise.
Para se inscrever basta acessar o site www.uepa.br ou www.prodepa.psi.br/uepa
Lembrando que o último prazo para as inscrições é até o dia 4 de outubro DE 2009.


.PARALISAÇÃO TOTAL DOS FISCAIS

Desde sábado os servidores da Secretaria da Fazenda suspenderam suas atividades nas principais barreiras do estado do Pará. Numa entrevista coletiva com Raimundo Trindade, Secretário de estado da Fazenda, foram discutidas propostas de melhorias para a categoria.


.UFPA É A MELHOR DO ESTADO DO PARÁ

588 instituições foram reprovadas ontem pelo Ministério da Educação na nova avaliação do ensino superior. Apenas 1,3% das 1.613 universidades, faculdades e centros universitários receberam nota máxima.
No estado, a Universidade Federal do Pará, foi a que se saiu melhor, ficou com uma pontuação de 241 no índice geral de cursos das instituições.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 31-08-2009



.RESTRIÇÕES NO DESFILE DO DIA DA PÁTRIA

O desfile escolar da rede pública estadual deste ano terá algumas restrições quanto ao número de participantes por conta da nova gripe, transmitida pelo vírus h1n1. A secretaria estadual de educação, Seduc está orientando as escolas para que o número de participantes fique restrito a 300 alunos por unidade escolar. O mesmo cuidado está sendo tomado quanto ao número de pessoas nas arquibancadas. A idéia da secretaria é evitar aglomerações e uma possível proliferação da doença.

.OPORTUNIDADES PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Uma entidade que luta pelo direito das pessoas com deficiência. Fundada em 1981, a APPD cria políticas e oportunidades a esta classe especial da sociedade. Você não sabia?


.UFPA DIVULGA LISTA DE ISENTOS

Sai hoje a lista da Universidade Federal do Pará com os candidatos contemplados pela isenção da taxa de inscrição do processo seletivo seriado (pss) de 2010. Mais de 21 mil pessoas disputam o benefício que será divulgado pelo site www.ceps.ufpa.br. O calendário da Ufpa também será marcado hoje pela abertura do prazo para inscrições de candidatos indígenas. Este ano, estão sendo ofertadas 6.082 vagas em 144 cursos diferentes de graduação. São 790 vagas a mais do que no ano passado.