sexta-feira, 2 de outubro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 02-10-2009



. BANCÁRIOS EM GREVE HÁ 8 DIAS

Bancários sem acordo. A categoria rejeitou a proposta de 4,5 porcento de reajuste oferecida pela Fenaban (federação nacional dos bancos).Uma reunião realizada na tarde de ontem entre os bancários, a Fenaban e a Caixa Econômica Federal para tentar novas negociações não chegou a acordo nenhum . A greve já dura oito dias.


.HOMENAGEM AOS IDOSOS

Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, a Unidade de Saúde da Marambaia junto com outros setores da Secretaria Munincipal de Saúde realizaram uma programação com diversas atividades ,que prestaram homenagem aos cidadãos da melhor idade

.QUEDA NO PREÇO DO PESCADO.

Uma boa notícia para o paraense que quer ter uma boa alimentação e gastar menos. O preço do pescado voltou a cair em setembro na grande Belém. Peixes como a dourada e o bagre tiveram redução de mais de 7%. Contrapondo com esse decréscimo, o tucunaré teve crescimento de mais de 24%. Essas informações são do Dieese que analisou 38 tipos de peixes mais consumidos pela população.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 01-10-2009




.PROVA DO ENEM É CANCELADA

O ministério da educação e cultura cancelou a prova do exame nacional de ensino médio – ENEM, que seria aplicada neste final de semana.
Uma denúncia feita pelo jornal O Estado de São Paulo, de que a prova teria sido vazada, foi a causa do cancelamento.
O ministro da educação, Fernando Haddad, afirmou que é a primeira vez que isso acontece no teste do ENEM, e que uma segunda prova já está elaborada e deve ser realizada em 45 dias. Mais de 4 milhões de candidatos fariam a prova neste final de semana.

.VESTIBULINHO DA UFPA SERÁ EM OUTUBRO

O edital do vestibulinho da Universidade Federal do Pará já foi lançado. As inscrições começam dia 11 de outubro e vão até o dia 22, e podem ser feitas pelo site: www.ceps.ufpa.br. Para candidatos que desejam obter a insenção da taxa, o prazo vai até dia 15 de outubro.
O concurso oferta 201 vagas em 67 cursos de graduação na capital e no interior. A prova será realizada dia 29 de novembro.


.CRECHE ABRIGA CRIANÇAS CARENTES

Localizada na travessa Castelo Branco, em Belém, a creche Casa Lar Cordeirinhos de Deus existe há tres anos e ajuda 170 crianças, de 0 a 8 anos.
É uma grande família que precisa de ajuda.
A creche casa lar cordeirinhos de Deus está precisando da sua ajuda. Se você pode colaborar com doações de alimentos ou mesmo com recursos financeiros ligue para o número 3249-7376 ou faça uma visita e torne-se um voluntário neste trabalho.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 30-09-2009



19 MIL FICAM SEM O AUXÍLIO BOLSA FAMILIA.

O benefício bolsa familia, do governo federal, foi bloqueado esse mês pelo ministério público. 19 mil 168 paraenses ficaram sem o auxílio porque deixaram de informar a frequencia escolar dos filhos durante os meses de fevereiro a maio deste ano. Belém foi o município com maior numero de familias afetadas, 2 mil das 76 mil cadastradas.
Em todo o Brasil 401 mil 321 ficaram sem o benefício.
No pará, 619 mil pessoas são atendidas pelo bolsa família.


.GREVE DOS BANCÁRIOS CONTINUA

Na manhã de ontem eles realizaram um protesto em frente ao banco da Amazônia na presidente vargas. Cerca de 200 funcionários estavam concentrados no local.
Até mesmo os bancários que não aderiram a greve foram impedidos de entrar no banco.
Segundo Alberto Cunha, presidente do sindicato dos bancários do Pará, os trabalhadores não vão abrir mão de 10% de reajuste e piso salarial de 2 mil e 47 reais.
Uma nova rodada de negociação, que acontece no sexto dia da greve nacional, está marcada para amanha as 10 horas em São Paulo.

.BELÉM RECEBE BÍBLIA EM 66 IDIOMAS

Uma boa notícia, a Bíblia além de ser o livro mais famoso do mundo, agora recebe incentivos de leitura. O projeto Siga a Bíblia tem esse objetivo e já percorreu quarenta e três países com uma Bíblia em 66 idiomas.



.TCM ABRE INSCRIÇÕES

O edital do concurso do Tribunal de Contas dos municípios do estado do Pará já foi publicado. O concurso público vai preencher 54 vagas. 44 para nível superior e 10 vagas para nível médio.
As inscrições podem ser feitas apenas pelo site da fundação carlos chagas – www.concursosfcc.com.br e vão até o dia 19 de novembro.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 29-09-2009



.OAB SUSPENDE 1400 ADVOGADOS

1.400 advogados foram suspensos no Pará pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Entre as infrações estão inadimplências, apropriação indevida de valores e exercer a profissão sem a carteira profissonal.
Desses 1400 advogados, 16 são apontados com falta grave e irão ou estão respondendo a processo disciplinar e na justiça civil; 49 já foram suspensos por falta grave;
11 foram eliminados;61 são maus advogados, que responderam por reincidências de faltas graves por mais de duas vezes.
Então, pra você que vai contratar o serviço de um advogado sempre deve solicitar o registro da OAB. Qualquer problema relacionado ao exercício do profissional a denúncia pode ser feita na sede da OAB que fica na praça Barão do Rio Branco, 93 ou pelo número 4006 86 00.

.GRUPO APÓIA DOENTES REUMÁTICOS

Cerca de 30 milhões de pessoas são atingidas em todo o mundo pelas doenças reumáticas. No estado do Pará, o grupo de apoio ao paciente reumático do Pará – GARP, tem feito a diferença para essa parcela da população.

.BELÉM GANHA MAIS 2 VEREADORES

Belém agora vai ganhar mais 2 vereadores, vai passar dos 35 para 37.
A emenda constitucional definiu para municípios com mais de 1 milhão e 350 mil até 1,5 milhão de habitantes essa quantidade de parlamentares. Belém tem 1 milhão e 400 mil habitantes. E não so aqui, o município de Ananindeua deve aumentar de 19 para 25 vereadores, já que a nova lei iem vigor estabelece 25 vereadores para os municípios com mais de 450 mil até 600 mil habitantes. Marituba deve ganhar mais sete, saltando de 10 para 17, o número que a legislação fixou para cidades com mais de 80 mil até 120 mil habitantes. Marituba possui 93 mil 416 habitantes.
Com mais dois vereadores, só os gastos diretos com salários de vereador e pagamento de assessores devem saltar para mais de 10,7 milhões ao ano na câmara de Belém.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 28-09-2009




.TABELA COM DESCONTO DO IPI TERMINA DIA 30

A correria as concessionárias por causa do prazo final do IPI - impostos sobre produtos industrializados, tem sido intensa. A tabela dos preços ainda funciona com desconto, mais vai até o dia 30, nesta quarta-feira.
A alíquota para os carros populares caiu de 7% para zero nos veículos de mil cilindradas. Para o supervisor do Dieese, Roberto Sena, a medida de reduzir a alíquota do IPI para as compras dos preços dos carros aponta para um equilíbrio na economia brasileira. Todos saem ganhando: consumidor e vendedor.


.CCDA: CENTRAL DE CONCILIAÇÃO DA DÍVIDA ATIVA DO PARÁ

Com o objetivo de recuperar os créditos tributários na esfera administrativa e judicial, foi criada a Central de Conciliação da Dívida Ativa do Pará, o CCDA. Se você ainda não sabia nada sobre esse sistema, assista o vídeo!


.CONCURSO PÚBLICO DA RECEITA FEDERAL

Receita Federal, um dos concursos mais esperados abriu suas inscrições na manhã de hoje. São 450 vagas para auditor fiscal, sendo 23 reservadas para candidatos com deficiência, o salário é de R$ 13.000,00, um dos maiores pagos no serviço público no pais. As provas serão realizadas dos dias 5 e 6 de dezembro. É é exigido nível superior. As inscrições vão até o dia 13 de outubro, e só podem ser feitas via internet, no site www.esaf.fazenda.gov.br. A a taxa de inscrição é de R$ 130,00.