quinta-feira, 27 de agosto de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 27-08-2009



.GUAMÁ E JURUNAS LIDERAM CASOS DE DOENÇA DE CHAGAS

Os bairros do Guamá e do Jurunas lideram os casos de doença de chagas em Belém.
De acordo com o coordenador de endemias da Sespa, Amiraldo Pinheiro, o Pará apresenta vários riscos para a transmissão da doença, pois está favorável ao chamado ciclo silvestre: o barbeiro, que possui o protozoário causador da doença o transmite para os animais silvestres comuns na Amazônia, como mucura, paca e tatu, e posteriormente o homem entra nesse ciclo, sendo alvo dos animais.
mas, o principal meio de transmissão da doença é pelos alimentos contaminados, então, a higiene é muito importante.
Outro cuidado é na hora da escolha do açai e da cana de açúcar, alimentos macerados comuns na mesa dos paraenses.

.CURSO QUALIFICA MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS.

Uma das grandes reclamações dos usuários de transportes coletivos é a falta de atenção dos motoristas. Para resolver esse e outros problemas, a Ctbel iniciou um curso de qualificação para operadores de trânsito.(vídeo)

.FISCAIS VÃO PARAR NO PRÓXIMO SÁBADO
Os fiscais da fazenda estadual vão parar – a greve deve começar dia 29, sábado, e durar 5 dias em todas as barreiras fiscais do Pará.
A greve foi decidida ontem, depois de uma assembléia realizada pelo sindicato dos trabalhadores no fisco estadual, que não chegou a nenhuma negociação com o governo do estado.
A categoria luta por gratificações de produtividade. O salário-base dos fiscais hoje equivale ao salário mínimo em vigor de 465 reais.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 26-08-2009





.BELÉM BATE RECORDE DE CALOR COM 34,6ºC
No mês de agosto Belém bateu recorde de calor, com 34,6 graus.
nesta época do ano, o ar fica mais seco e o que se espera são temperaturas bem mais altas.


.IRACY GALLO DEIXA CARGO ATÉ SEXTA-FEIRA

Depois do escândalo dos kits escolares, o governo vai mudar o comando da educação no Pará. Iracy Gallo, atual secretária de educação vai deixar o cargo até este final de semana, e quem assume é a professora da Universidade do Pará, Socorro Coelho, foi o que afirmou Airton Faleiro, líder do governo na Assembléia Legislativa. Segundo ele a mudança feita pela governadora não tem a ver com o escândalo dos kits escolares, mas sim acalmar os ânimos da oposição e lideranças do PT, como também contemplar a composiçao política.

.PARÁ: 103 CASOS DE GRIPE SUÍNA ESTÃO CONFIRMADOS
O número de infectados com a gripe suína no Pará já chega a 103. O instituto Evandro Chagas confirmou só ontem 9 casos.
Segundo Elizabeht Santos, diretora do instituto, o trabalho de diagnóstico está sendo feito de forma tranquila, a última aquisição dos kits permite realizar cerca de 3 mil testes.

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 25-08-2009




.PROJETO ARRECADA INSTRUMENTOS

VOCÊ TEM EM CASA UM VIOLÃO PARADO, EMPENADO OU ATÉ QUEBRADO? ENTÃO VOCÊ PODE AJUDAR O PROJETO CORDA LIVRE. UMA PARCERIA DA FUNDAÇÃO TANCREDO NEVES COM A SUSIPE, QUE TRABALHA COM OFICINAS DE REPARO E CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA DETENTOS DO SISTEMA PENAL PARAENSE.
APÓS AS OFICINAS, ESSES INSTRUMENTOS SERÃO UTILIZADOS NO PROJETO SALA DE CORDAS- AULAS DE VIOLÃO PARA COMUNIDADES E ESCOLAS PÚBLICAS DE TODO O ESTADO DO PARÁ.
PARA VOCÊ QUE QUER CONTRIBUIR, PODE DOAR SEU INSTRUMENTO NO 4º ANDAR DO CENTUR, NA AVENIDA GENTIL BITTENCOURT, NÚMERO 650, OU LIGUE PARA: 3202 -4369 OU 9633 – 3686.

.JARDIM BOTÂNICO BOSQUE RODRIGUES ALVES COMPLETA 126 ANOS

O BOSQUE RODRIGUES ALVES COMPLETA HOJE 126 ANOS, E PARA COMEMORAR ESSA DATA, A PREFEITURA DE BELÉM ORGANIZOU UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL COM A PRESENÇA DA GALERA JOGO LIMPO, E TAMBÉM MÚSICA, TEATRO, EXPOSIÇÃO DE FOTOS E O FAMOSO PLANTIO DE MUDAS.
O BOSQUE COMPÕE UMA DAS MAIS IMPORTANTES ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO BRASIL, POR FAZER PARTE DA REDE MUNDIAL DE JARDINS BOTÂNICOS.
(RODA VT)


.MARINA SILVA CONFIRMA FILIAÇÃO NO PV

A SENADORA MARINA SILVIA, DO ACRE, CONFIRMOU ONTEM SUA FILIAÇÃO NO PARTIDO VERDE.
ELA DEIXOU O PT NO DIA 19, PARTIDO QUE TRABALHOU POR QUASE 30 ANOS.
MARINA SILVA AFIRMOU QUE NO MOMENTO ESTÁ PREOCUPADA COM UM PLANO ESTRATÉGICO SOBRE MEIO AMBIENTE, E QUE A CANDIDATURA A PRESIDÊNCIA SERÁ ALGO DISCUTIDO NOS PRÓXIMOS MESES.


.GOVERNO DO ESTADO PREPARA MAIS 10 EDITAIS PARA ESSE ANO.

O GOVERNO DO PARÁ PREPARA MAIS 10 EDITAIS DE CONCURSO PÚBLICO PARA ESSE ANO, ONDE 1221 VAGAS SERÃO OFERTADAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, E SOMADAS AS 950 VAGAS DE CONCURSOS QUE JÁ ESTÃO EM ANDAMENTO.
DE 2007 A 2009 JÁ FORAM REALIZADOS 29 CONCURSOS OFERTANDO 24.547 VAGAS NO TOTAL.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 24-08-2009

.PARÁ ESTÁ ENTRE OS PIORES ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO

O Pará está entre os cincos estados com pior índice de desenvolvimento. A pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que acontece a cada 10 anos, avalia os estados numa escala de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, melhor é a avaliação. O pará ficou com 0,5899.
O resultado divulgado agora refere-se ao ano de 2006. A pesquisa trabalha com dados oficiais, fornecidos pelas prefeituras de todo o Brasil aos Ministérios da Educação, Trabalho e Saúde.



.FARMÁCIA POPULAR: MEDICAMENTOS COM ATÉ 90% DE DESCONTO.

Farmácia Popular: um projeto criado pela Prefeitura de Belém por meio do Ministério da Saúde, que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos.
Lá você pode comprar seus remédios com até 90% de desconto. Você não sabia?
(roda vt)


.FIM DAS OBRAS NA MUNDURUCUS

Para quem sofria tendo que mudar o sentido da rua Mundurucus pela Quintino Bocaiuva, pode ficar despreocupado, o tráfego no local foi liberado. O trecho foi interditado no dia 08 de agosto e as obras vão acabar com os transbordamentos dos canais nos bairros da Cremação, Batista Campos, Jurunas e Nazaré.