sexta-feira, 23 de outubro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 23-10-2009



.BANCÁRIOS DA CAIXA RETORNAM AO TRABALHO

Finalmente a greve dos bancários da Caixa Econômica Federal chegou ao fim, depois de 29 dias.
Os bancários do Pará retornaram ao trabalho motivados pela volta das agências de outros estados.
A proposta aceita, foi a mesma que a Caixa já tinha feito: aumento de 6% no salário, a contratação de mais funcionários e o compromisso de não descontar os dias parados.
agora, 5 mil contratações serão feitas até dezembro de 2010, e o abono será de 700 reais, que será pago na folha de janeiro do proximo ano.

. NÚMERO DE EMPREGOS CRESCE EM BELÉM

O número de contratações nesse final de ano em Belém irá aumentar. É a previsão do sindicato dos logistas. E se o que você precisa é de uma oportunidade de emprego, então confira a reportagem.(vídeo)

. NOVOS RECURSOS PARA MATRÍCULA 2010 NA REDE ESTADUAL

Novas diretrizes para as matriculas de 2010 nas escolas estaduais já foram feitas pela Seduc.
O processo de matricula inicia dia 30 de novembro, nessa mesma data começa a pré-matrícula para os portadores de necessidades especias.
O cadastro de oferta para 2010 começa dia 26 de outubro, a partir disso, é que a Seduc vai saber quantas vagas serão ofertadas no proximo ano letivo.
Uma das inovações para a matricula é o atendimento por meio da carreta palco, iniciativa que vai percorrer os bairros de Belém.
Assim, as filas nas escolas durante esse período será bem menor. E a outra novidade da Seduc, é disponibilizar a comunidade o acesso a internet nos laboratórios de informática das escolas do estado, os infocentros, centros comunitários e associação de moradores.

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 22-10-2009

allowfullscreen="true" width="425" height="344">

.MÉDICO É TRANSFERIDO PARA PRESÍDIO

O MÉDICO ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE UMA ADOLESCENTE DE 14 ANOS FOI TRANSFERIDO PARA O PRESÍDIO ESTADUAL METROPOLITANO EM MARITUBA. MAURO COELHO RIBEIRO FOI AUTUADO EM FLAGRANTE NA DELEGACIA DO PRO-PAZ NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA, ONDE TRABALHA.
A VÍTIMA SE ENCONTRAVA INTERNADA NO HOSPITAL E ALEGOU QUE O ACUSADO TERIA SE APROVEITADO NO MOMENTO EM QUE ESTAVA SEDADA PARA SER SUBMETIDA A UMA CIRURGIA.
O MÉDICO FOI INTERROGADO E LEVADO PARA O CENTRO DE PERÍCIAS CIENTÍFICAS RENATO CHAVES, PARA REALIZAR EXAMES DE LESÃO CORPORAL E TOXICOLÓGICO. O RESULTADO SAI EM 10 DIAS.


.6ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A 6ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, QUE ACONTECE NO HANGAR - CENTRO DE CONVENÇÕES E FEIRAS DA AMAZÔNIA- REUNE UMA EXTENSA PROGRAMAÇÃO.// TEM EXPOSIÇÕES, OFICINAS, PALESTRAS E MINI-CURSOS VOLTADOS PARA ESTUDANTES, E PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.

.SAÚDE DA MULHER GANHA UMA SEMANA

UMA BOA NOTÍCIA PARA AS MULHERES. ENTROU EM VIGOR A LEI Nº 7.318, QUE ESTABELECE A SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO HPV (PAPILOMA VÍRUS HUMANO) E COMBATE AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO, A SEMANA SERÁ REALIZADA ANUALMENTE NA 2ª SEMANA DO MÊS DE SETEMBRO.
A MEDIDA TEM COMO OBJETIVO INFORMAR MULHERES SOBRE RISCOS, DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO DAS DOENÇAS ATRAVÉS DE PROMOÇÃO DE PALESTRAS, ORIENTAÇÕES E DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS INFORMATIVOS, ALÉM DE ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES COM RISCO DE DESENVOLVIMENTO OU COM AS DOENÇAS JÁ EXISTENTES PARA TRATAMENTO.
A SEMANA PASSA A FAZER PARTE DO CALENDÁRIO OFICIAL DE DATAS E EVENTOS DO ESTADO.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

NOTICIA MINUTO PARÁ 21-10-2009



.ONU DISCUTE MUDANÇAS NO SISTEMA CARCERÁRIO

As condições carcerárias no Brasil são as mesmas desde 1955, mas isso pode mudar. Representantes da Organização das Nações Unidas – ONU- vão discutir de hoje até sexta aqui em Belém o sistema carcerário. Muitas mudanças sobre a vida nas cadeias serão propostas, como por exemplo, o trabalho de prevenção da aids, um problema sério que tem se agravado nos últimos anos, e também a superlotação.
Segundo o padrão exigido pela ONU, um presídio custa 8 milhões de reais para no máximo 300 presos.


.CAMPANHA “LIVRO VIVO” É REALIZADA EM BELÉM

Professores e alunos se unem na campanha nacional da leitura - Livro Vivo. Essa é a terceira vez que o evento acontece na capital do Pará.


.NOVAS FAMÍLIAS SERÃO BENEFICIADAS PELO GOVERNO FEDERAL

Mais 3 mil familias de Belém e Ananindeua devem ser contempladas pelo Bolsa- família. A a expectativa é que outras 1500 participem do programa.
Atualmente 75.738 famílias são beneficiadas pelo programa do governo federal em todo o país.
O cadastramento é continuo e acontece durante todo ano, e para se inscrever a familia precisa passar por uma análise do Cras – centro de referência e assistência social.
As familias cadastradas no programa recebem o benefício entre 22 e 200 reais, dependendo da quantidade e idade das crianças.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

NOTICIA MINUTO PARÁ 20-10-2009



NOVAS VAGAS DE EMPREGO NO SETOR EXTRATIVISTA MINERAL

Após dois meses consecutivos de queda aqui no estado do Pará, o número de empregos no setor extrativista mineral teve um aumento.
Uma pesquisa do Dieese afirma que o crescimento se deu no mês de setembro, onde 255 contratações foram feitas e houve 103 desligamentos, que gerou um saldo positivo de 152 novos postos de trabalho, um crescimento de 1,50 por cento.

PROJETO TERRITÓRIO DE PAZ CHEGA A BELÉM

Oo projeto território de paz do programa nacional de segurança pública com cidadania – Pronasci – chega a Belém. O lançamento aconteceu na Universidade Federal do Pará e visa implementar ações de repressão e prevenção contra a violência para reforçar a segurança nas comunidades da capital.

NOVO SERVIÇO PERMITE CLIENTES DE BANCOS AGENDAR PAGAMENTOS DE BOLETOS

Agora você não precisa mais pagar em débito automático para se livrar dos boletos bancários que chegam todo mês. Entrou ontem em operação uma nova forma de pagamento de contas. O serviço está sendo chamado de débito direto autorizado e é bem diferente do débito automático que todos conhecem.
O cliente agora vai poder escolher de forma eletrônica, através do seu banco, quando e se vai pagar a fatura.
Até agora os bancos estão operando gratuitamente, apesar de ter a autonomia de cobrar ou não pelo serviço.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

NOTICIA MINUTO PARÁ 19-10-2009




INCRIÇÕES PARA ANALISTA TRIBUTÁRIO DA RF JÁ ESTÃO ABERTAS

FINALMENTE O EDITAL DA RECEITA FEDERAL PARA O CARGO DE ANALISTA TRIBUTÁRIO SAIU. HOJE COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA 700 VAGAS, LEMBRANDO QUE 35 SÃO PARA DEFICIENTES. E O SALÁRIO É DE 7 MIL 624 REAIS.
DESDE 2005 QUE A RECEITA NÃO LANÇAVA O EDITAL PARA ESSE CONCURSO, QUE A TEMPOS ATRÁS ERA CHAMADO DE TÉCNICO.
OS CANDIDATOS APROVADOS TERÃO 2 LOCAIS DE TRABALHO:NAS UNIDADES CENTRAIS, EM BRASILIA OU NAS UNIDADES DESCENTRALIZADAS.
AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS PELO SITE: WWW.ESAF.FAZENDA.GOV.BR. E FICAM ABERTAS ATÉ O DIA 2 DE NOVEMBRO. O VALOR DA TAXA DÉ DE 10 REAIS.
E A RECEITA FEDERAL TEM UM OUTRO CONCURSO EM ANDAMENTO, QUE É O DE AUDITOR-FISCAL, COM 450 VAGAS E SALÁRIO DE 13 MIL REAIS, AS INSCRIÇÕES PARA ESSE CONCURSO VAI ATÉ 13 DE OUTUBRO. E A PROVA SERÁ NOS DIAS 12 E 13 DE DEZEMBRO.


NÚCLEO DE APOIO AO CIDADÃO NA CÂMARA DOS VEREADORES
CRIADO EM JUNHO DE 2006 O NACI – NÚCLEO DE APOIO AO CIDADÃO, PRESTA SERVIÇOS AS COMUNIDADES COM RELAÇÃO A DOCUMENTOS, ATENDIMENTOS JURÍDICOS E TANTOS OUTROS.



7º CASO FATAL DA GRIPE SUÍNA NO PARÁ
A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SESPA CONFIRMOU MAIS UM CASO FATAL DA NOVA GRIPE NO PARÁ. DESSA VEZ UMA JOVEM DE 22 ANOS. ELA ESTAVA GRÁVIDA DE 8 MESES E MORREU NA SEXTA FEIRA PASSADA DIA 16. ÉRICA CLEIDE FICOU 12 DIAS EM COMA NA SANTA CASA. ELA É A 2º VÍTIMA GRÁVIDA A MORRER.
SEGUNDO O SITE AMBIENTE BRASIL O ESTADO DO PARÁ AINDA SE PREPARA PARA A CHEGADA DA GRIPE SUÍNA. QUE JÁ TEM 209 CASOS CONFIRMADOS, MAS É UM NÚMERO BAIXO COM RELAÇÃO AOS OUTROS ESTADOS.
ENTÃO, O MELHOR A SER FEITO, É SEMPRE PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO CASO APAREÇA OS SINTOMAS DA NOVA GRIPE, QUE É FEBRE REPENTINA, TOSSE, DOR DE CABEÇA, DORES MUSCULARES, DORES NAS ARTICULAÇÕES E CORIZA.