sexta-feira, 12 de junho de 2009



  • DIA MUNDIA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Hoje é o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.
Esta semana, uma pesquisa divulgada pelo Dieese mostrou que,no Pará,mais de 144 mil crianças e adolescentes, de cinco a 15 anos trabalham.
A pesquisa mostra ainda que de 2007 para 2008 houve uma queda de 14% no número de menores de idade que são explorados. De acordo com o supervisor técnico do departamento intersindical de estatísticas e estudo socioeconômicos, Roberto Sena, a renda familiar está diretamente ligada aos números de utilização desse tipo de mão-de-obra. O trabalho também influencia na freqüência escolar. No Estado, apenas 33,9% das crianças e adolescentes freqüentam as escolas.
Hoje, no centro de defesa da criança e do adolescente acontece até às 17H, o seminário “Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: um olhar para a situação do trabalho infantil”.

  • UM ABRAÇO AO MANGUEIRÃO

Ontem, membros da Assembleia de Deus abraçaram simbolicamento o estádio olimpico do Pará. Rebekah Câmara foi nossa correspondente.

Confira a nossa agenda do final de semana:

- Amanhã acontece o pentecostes social em 15 pontos da cidade. Diversos serviços, como emissão de documentos e corte de cabelo serão oferecidos gratuitamente. O evento começa às 8h da manhã e vai até às 14h.

- Ainda no sábado, às 14h é realizado o casamento comunitário na Assembleia de Deus (Templo Central), que fica Av. José Malcher. Cerca de 300 casais vão oficializar os votos,

NOTÍCIA MINUTO PARÁ, QUINTA-FEIRA 11.06.09

quarta-feira, 10 de junho de 2009



  • ENSINO FUNDAMENTAL DO PARÁ É O PIOR DO PAÍS

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, lançou ontem o relatório “Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009” , onde mostra que o Pará está entre os estados brasileiros com maiores índices de evasão escolar e é o líder entre os estados da região norte. Segundo os dados, 103 mil alunos estavam fora das salas de aula em 2007. A pesquisa mostra ainda que o ensino fundamental do Pará é o pior do país. Apenas 22,3% do total de matriculados na 1º série do ensino fundamental conseguem concluir a 8º série. 43,9% dos alunos matriculados no 1º ano abandonam as escolas antes de concluir o ensino médio.

  • PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PROTESTAM EM FRENTE AO PALÁCIO DE JUSTIÇA

Professores da rede pública de ensino fizeram mais um protesto na manhã de hoje. Eles continuam reivindicando melhores condições de trabalho.

  • O QUE FUNCIONA NA CIDADE DURANTE O FERIADO:

- Os bancos estarão fechados para atendimento ao público, as contas de água, luz, telefone e tv a cabo, e os carnês que vencem amanhã poderão ser pagos no dia 12, sem multa.

- Os supermercados vão ficar abertos, mas o horário de funcionamento fica a critério de cada estabelecimento.

- As lojas do centro comercial de Belém vão ficar abertas amanhã para facilitar a vida daqueles que querem comprar o presente do dia dos namorados.

- As repartições estaduais e municipais estarão fechadas, só funcionarão os serviços essenciais, como os de urgência e emergência.

terça-feira, 9 de junho de 2009



DEPOIS DA GREVE, PROFESSORES DO MUNICÍPIO ACELERAM O RITMO DAS AULAS

Professores da rede municipal de ensino já voltaram às atividades. Mas, como as escolas irão repor agora as aulas que os alunos perderam? (vídeo)

  • PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO CONTINUAM EM GREVE

Diferente dos professores da rede municipal de ensino, os professores estaduais continuam em greve ha mais de um mês. Ontem eles fizeram uma limpeza simbólica na sede da secretaria de estado de educação. De acordo com o coordenador do sindicato dos trabalhadores de educação pública do Pará, Eloy Borges, a categoria manterá a greve pelo menos até amanhã, quando será julgado o recurso imposto pelo sindicato, contra a decisão do juiz marco castelo branco, que considerou a greve abusiva e estabeleceu multa de 20 mil reais diários à instituição, caso a decisão fosse descumprida.

  • CASAMENTO COLETIVO

O Fórum Cível de Belém promoverá, na próxima segunda-feira uma cerimônia coletiva de união civil. Cerca de 50 casais estão inscritos para legalizarem o casamento de forma gratuita em cerimônia comunitária. A ação quer aproximar o poder judiciário da população, beneficiando comunidades carentes e pessoas que não têm recursos para oficializar o tão sonhado casamento. A Assembléia de Deus também realiza um casamento comunitário, neste sábado, como parte das festividades dos 98 anos da Instituição. Cerca de 300 casais são esperados para oficializar os votos.

  • AMAZÔNIA CONCORRE PARA TÍTULO DE UMA DAS SETE MARAVILHAS DA NATUREZA

A Ong Suíça New Seven Worders, realiza uma nova edição do concurso das sete maravilhas da natureza. Desta vez, o Brasil vai estar representado pela Amazônia.
A candidatura da Amazônia foi oficialmente lançada em junho do ano passado, durante o Salão do Turismo Roteiros do Brasil. Segundo a Coordenação Nacional da Confederação Brasileira de Convention & Visitors, as chances de a Amazônia ser eleita são grandes, devido a biodiversidade, as belezas naturais e a pluralidade dos povos.
A eleição das sete maravilhas da natureza foi dividida em duas etapas. Na primeira foram selecionadas 21 finalistas pelo voto popular. Na segunda fase, que começou em janeiro, as finalistas foram submetidas novamente à votação pela internet. O resultado final será divulgado no segundo semestre de 2010.

Para votar e eleger uma das sete novas maravilhas da natureza é só acessar o site:

http://www.belemcvb.com.br/

segunda-feira, 8 de junho de 2009






CASO MACAMBIRA

Depois de quase 48 horas de sessão no fórum criminal de belém, Ismael Macambira, réu confesso do assassinato da ex-esposa e professora, núbia conte, foi condenado, a 27 anos de reclusão, inicialmente em regime fechado, no Complexo Penitenciário de Americano.
Ele foi julgado e condenado por homicídio qualificado.
O crime aconteceu no dia 5 de dezembro de 2005. O corpo da ex-professora foi encontrado nas matas do CASA, junto com objetos que segundo relatório policial simulavam um ritual de magia negra.


  • POLUIÇÃO SONORA

Belém é "a capital do barulho". Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que 44,2% das famílias moram perto de ruas ou vizinhos barulhentos. Mas você sabia que pode denunciá-los por poluição sonora?




Serviço:

DEMA - Delegacia do Meio Ambiente
Endereço: Rua Algusto Montenegro, Km 01. Fone: 3238-1225 / 3238-3132


FEIRÃO DA CAIXA DA CASA PRÓPRIA

Belém recebe, de 12 a 14 de junho, no hangar, o 5º feirão caixa da casa própria. Mais de 10 mil imóveis estarão à disposição da população, com financiamento garantido. O feirão é uma oportunidade de negócio para quem quer adquirir um imóvel.
Representantes de todo o segmento da habitação estarão no evento. O interessado pode conhecer o imóvel, dar entrada na documentação necessária ao financiamento e até fechar o negócio. O financiamento, garantido, pode chegar a até 100%/ as linhas de crédito da caixa para aquisição da casa própria atendem a todas as faixas de renda familiar e concedem prazo de pagamento de até 30 anos.


  • PARCERIA ENTRE SETOR PÚBLICO E PRIVADO BENEFICIA FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS CHEIAS NO PARÁ

As quase 40 mil famílias atingidas por enchentes em diversos municípios do Pará terão acesso a linhas de crédito e condições especiais de financiamento para auxiliar na suas atividades econômicas.

A iniciativa é do Governo do Estado, em parceira com o Banco da Amazônia. Serão disponibilizados 55 milhões de reais, em diferentes programas, que vão atender a agricultores familiares, micro e pequenos empresários, e outras vítimas das enchentes.
Segundo o presidente do BASA, Abdias José de Souza Júnior, as medidas vão permitir que produtores e comerciantes possam buscar novo capital de giro para recompor suas atividades.

De acordo com os relatórios da Defesa Civil, 53 municípios paraenses foram afetados de alguma forma por enchentes e enxurradas, e mais de duas mil pessoas permanecem alojadas em 99 abrigos.

ENQUETE ENCERRADA




Entrevista exclusiva com a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PT-AC) para o programa Revista Eletrônica, concedida nos estúdios da TV Mackenzie.