quinta-feira, 15 de outubro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 15-10-2009



.MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL FOI APROVADA

Depois de muita polêmica, a meia passagem intermunicipal foi liberada para os estudantes. O projeto de lei é de autoria da deputada estadual Simone Morgado.
A sessão na Assembléia Legislativa aconteceu ontem.
O benefício deve entrar em vigor em 60 dias,após ser sansionado pela governadora Ana Júlia, isso quer dizer que só a partir do próximo ano que os estudantes terão a meia passagem.
Cerca de 100 mil pessoas devem ser beneficiadas com o projeto.


.CALÇADAS DE BELÉM PREJUDICAM O DIA A DIA DOS PEDESTRES

Uma das sérias dificuldades que os pedestres enfrentam são as calçadas esburacadas em toda a cidade. Esse é um problema que já vem de muito tempo.
A população não cansa de reclamar.

.168 CASOS DA GRIPE SUINA JÁ FORAM CONFIRMADOS

Foram divulgados os novos números da gripe suina aqui no estado.
Os casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave já chegam a 579, sendo que 168 já foram confirmados como influenza A, 41 apresentam critério clínico epidemiológioco, 277 casos já foram descartados e 93 aguardam resultado e 6 pessoas já morreram com resultado positivo para gripe suina.
Para se prevenir:
Sempre buscar assistência médica caso apresente algum sintoma da gripe.
Casos leves, moderados, suspeitos ou confirmados devem permanecer em casa, utilizando a máscara.
A secretaria alerta que o uso indevido de medicação pode induzir a resistência do virus influenza.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 14-10-2009


.IMPASSE ENTRE AMBULANTES E PREFEITURA

ATÉ O FIM DESSE MÊS DE OUTUBRO A PREFEITURA DEVE ENTREGAR AOS AMBULANTES O ESPAÇO PALMEIRA, QUE FICA NA RUA MANOEL BARATA.
O LOCAL TEM CAPACIDADE PARA 378 VENDEDORES.
ESTE ESPAÇO SERÁ O 1º DE PELO MENOS 3 SHOPPING POPULARES QUE ESTÃO SENDO PREPARADOS.
MAS ESSA MUDANÇA TEM GERADO UM GRANDE IMPASSE. PARA RAIMUNDO MORAES, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS AMBULANTES DO CENTRO COMERCIAL DE BELÉM, O TEMPO DETERMINADO PELA PREFEITURA NÃO É SUFICIENTE PARA A MUDANÇA DOS TRABALHADORES.
A OBRA, QUE DEVERÁ FICAR PRONTA EM 2 SEMANAS, CAMINHA EM PASSOS LENTOS.
ALÉM DISSO, MUITOS AMBULANTES AINDA NÃO FORAM CADASTRADOS E NÃO TEM LOCAL DE TRABALHO PARA TODOS.

.HEMOPA CONTRIBUI PARA SALVAR VIDAS

O HEMOCENTRO DO PARÁ-HEMOPA JÁ EXISTE A MAIS DE 30 ANOS E É RECONHECIDO COM UM DOS CENTROS MAIS MODERNOS DO PAÍS. O PONTO FORTE É A DOAÇÃO DE SANGUE, UM ATO SIMPLES QUE PODE SALVAR VIDAS..


.ENEM: PRAZO DE MUDANÇA DE CIDADE TERMINA HOJE

HOJE TERMINA O PRAZO PARA AQUELES QUE QUEREM SOLICITAR MUDANÇA DE CIDADE PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA DO ENEM.
OS INTERESSADOS TEM ATÉ A MEIA-NOITE PARA ACESSAR O SITE: WWW.ENEM.INEP.GOV.BR.
E OS PARTICIPANTES SABÁTICOS OU PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS QUE NÃO DECLARARAM SUAS CONDIÇÕES, O PRAZO TAMBÉM TERMINA HOJE.
APÓS A SOLICITAÇÃO, O PARTICIPANTE DEVE RECEBER POR CORREIRO OU CELULAR, VIA TORPEDO, UM COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO COM O LOCAL DA PROVA. FOI O QUE AFIRMOU O INEP.
LEMBRANDO QUE AS PROVAS DO ENEM SERÃO REALIZADAS NOS DIAS 5 E 6 DE DEZEMBRO EM TODO O PAÍS.

NOTÍCIA MINUTO PARÁ 13-10-2009



PARÁ TEM BOM DESEMPENHO NO “LUZ PARA TODOS”

O Pará teve o terceiro melhor desempenho na execução do programa “luz para todos” na região Norte. Criado em 2004, o programa é o maior em eletrificação rural do mundo. Segundo o diretor do programa na região Norte, Aurélio Pavão, apesar do estado apresentar diversidades climáticas e geográficas, isso não prejudicou o bom desempenho das obras. Segundo dados da Eletronorte o Pará já garantiu energia para mais de 200 mil domicílios. Só em 2009 foram mais de 18 mil ligações.


FEIRANTES RECLAMAM NA CIDADE NOVA VI

Inaugurada há 3 anos, a feira da Cidade Nova VI, em Ananindeua, já apresenta sérias dificuldades. Feirantes e consumidores reclamam das péssimas condições de trabalho.
Procurada pela produção do Notícia Minuto Pará, a Prefeitura de Ananindeua não se pronunciou sobre a reclamação e denúncia dos feirantes.


CRESCE O EMPREGO NO PARÁ

O emprego no setor do comércio voltou a crescer em agosto em todo o Pará. O saldo positivo do mês foi de aproximadamente 900 postos de trabalho. Segundo o Dieese, no mesmo mês, 6.097 trabalhadores foram contratados e 5.165 foram desligados o que gerou um saldo positivo de 932 empregos, um crescimento de 0,62% em relação ao mês de julho. Todos os estados que compõem a região Norte apresentaram saldo positivo na geração de emprego. No mesmo período, Rondônia teve o melhor desempenho com um crescimento de 0,99%, seguido pelo estado do Amazonas com um crescimento de 0,72%. Em toda a região Norte foram feitas 15.825 contratações contra 13.744 desligamentos gerando um saldo positivo de 2.081 postos de trabalhos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

NOTICIA MINUTO PARÁ 12-10-2009



BELÉM ESTÁ EM ÚLTIMO LUGAR EM SANEAMENTO

No Brasil, as casas paticulares em área urbana que possuem serviços de saneamento, que é acesso á rede de esgoto, abastecimento de água e coleta de lixo, é de 61%.
Segundo o Ibge, no Pará essa porcentagem cai para 10%, uma situação preocupante.
Ainda falando sobre domicílios, a capital belenense está em último lugar entre as regiões metropolitanas quando se trata de acesso ao saneamento,com 23,5%, enquanto que em Belo Horizonte é de 84,3 %. Isso reflete a grande diferença existente entre as regionais do país.

PROJETO “TÁ NA MÃO” JÁ ATENDEU 90 MIL ATENDIMENTOS

"Tá na mão". Esse é o projeto que reune vários serviços do Banpará, Consanpa, Defensoria, Detran entre tantos outros, e já fez mais de 90 mil atendimentos. Você não sabia?

JÁ COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULINHO DA UFPA

As inscrições para o vestibulinho da Ufpa já começaram.
201 vagas serão ofertadas em 67 cursos de graduação aqui na capital e no interior.
As vagas são destinadas a ex-alunos e também universitários de outras instituições que desejam ingressar na universidade.
As inscrições vão até o dia 22 de outubro e podem ser feitas pelo site: www.ceps.ufpa.br. E o prazo para aqueles que desejam a isenção da taxa da prova, a incrição é mais curta, vai até o dia 15.
A prova será realizada dia 29 de novembro e o resultado deve sair ainda dezembro.